sexta-feira, 1 de junho de 2018

Ilumiara Pedra do Reino, você conhece ?

SOBRE A IDEALIZAÇÃO DO SANTUÁRIO DA PEDRA DO REINO

(Texto extraído, com recortes, do artigo do Professor Gilfranco Lucena intitulado “Dois Santuários no eixo que corre de Minas a Pernambuco, cruzando toda a Bahia, a caminho do mar...” publicado no site historicidadebrasileira.blogspot.com.br/2013/06/dois-sant... )
“.... frase de Alceu Amoroso Lima... ele diz: 'Do Nordeste para Minas corre um eixo, que não por acaso segue o curso do Rio São Francisco, o rio da unidade nacional; a esse eixo o Brasil tem que voltar de vez em quando, se não quiser se esquecer de que é Brasil'.
Então Ariano acrescenta que quando tomou conhecimento dessa frase de Alceu Amoroso Lima, e tendo identificado o santuário de Congonhas como sendo a expressão plástica da ponta mineira do eixo, tomou a decisão de "construir no Nordeste um santuário em homenagem a ele, ao Aleijadinho, e que vai assinalar a ponta nordestina do eixo". Foi então que Ariano construiu o Santuário denominado Ilumiara da Pedra do Reino, em São José do Belmonte, em frente à conhecida e mítica Pedra do Reino, inspiração de seu Romance. E prossegue dizendo: "Então eu resolvi erguer, e conclui, as dezesseis esculturas gigantescas em granito, feita por um grande escultor de origem popular, Arnaldo Barbosa. [...] As duas pedras que já existiam ficam sendo as torres da igreja". Uma fica do lado da Paraíba, no município de Misericórdia; a outra fica do lado de Pernambuco, no município de São José do Belmonte. Então, Ariano conta que resolveu fazer lá o santuário, dizendo que fez "um círculo dividido em dois hemisférios: o hemisfério do sagrado e o do profano [...]; no centro tem um marco, que eu coloquei ali e na frente tem [a inscrição] 'Ilumiara Pedra do Reino' e atrás tem 'Uma homenagem a Aleijadinho'." E finaliza: "Eu quis mostrar que esse santuário aí nasceu do de Congonhas, para assinalar a outra metade", isto é, a outra ponta do eixo apontado por Alceu Amoroso Lima. ” ....


A HISTÓRIA DE VIDA DO ESCULTOR DA ILUMIARA PEDRA DO REINO CONTADA PELO MESTRE ARIANO SUASSUNA


FOTO: Flickr Egberto Araújo



Um comentário:

  1. Uma magia de história, uma viagem a literatura e a arte.
    Uma valorização da cultura, unindo as culturas...

    ResponderExcluir